domingo, 7 de abril de 2013

1º Comando Challenge

Fiz a inscrição para o  1º Comando Challenge, ainda em Janeiro e de uma forma um pouco impulsiva. Tão impulsiva, que nem verifiquei as provas que iriam coincidir com esta, e assim os Trilhos de Almorol, terão de esperar por mim, para o ano :D

O tipo de actividade anunciada, prometia e tive curiosidade em experimentar. 

Um amigo (André Ornelas), que fez a tropa ou parte dela em Belas (Serra Carregueira), também manifestou muito interesse em participar, inscreveu-se e não deixou escapar os dois treinos que a organização proporcionou.

No dia da prova, à hora combinada, encontrei-me com ele no parque de estacionamento da base militar.

Eu fiz-me acompanhar pela minha esposa e cunhada e ele levou a esposa dele, cabendo-lhes assim a tarefa de repórteres fotográficos.  

Ornelas e Eu
Dirigi-mo-nos para o local da partida e enquanto aguardávamos pelo inicio e efectuávamos uns exercícios de aquecimento, encontrei uma cara conhecida, um amigo (Pedro Ferreira) que integrou o grupo do 2º UTSS.  

Indiquei-lhe que se estivesse sozinho, então deixaria de estar, e assim combinámos fazer esta prova juntos.

Eu, Pedro Ferreira e Ornelas
A partida era efectuada em grupos de 300 participantes, e nós partimos no terceiro ou quarto grupo.

Arrancámos e logo à saída, encontramos uns pequenos obstáculos formados por montes de fardos de palha.


Seguiram-se os pneus empilhados de forma aleatória.


Um pouco de trilhos e um pouco de lama e mais obstáculos com fardos de palha (estes um pouco mais altos) e mais um pouco de trilhos e ... ao fim de 1 km de prova, ficamos parados 30 minutos à espera de entrar para um rio :(

Entrando no rio (senti a agua bem gelada), passámos por um túnel comprido e muito escuro, onde se cantou a "Portuguesa" alto em em bom som. A cerca de metade do túnel não se via absolutamente nada :D

Seguiram-se umas estruturas em metal, cujo objectivo era subir e desce-las, umas rampas em terra batida, uma estrutura com cordas, como se vê nos parques dos miúdos, e depois muitas fossas com lama.

Ainda mergulhei, literalmente por duas vezes.

Mais um pouco de corrida, e enche 20??? 20 flexões eram requeridas para seguir em frente :)

Íamos com 5km e 1h26m  de prova. E eu já a ficar impaciente, pois não tinha ido sozinho. 
Para quem pensava em fazer a prova em 1h30, já estava bem atrasado.

Para passar o "obstaculo" seguinte foi necessário esperar mais 20 a 30 minutos, pois era muita gente para passar por uma manilha de esgoto.

Depois desta parte foi sempre a andar em direcção à meta. Passamos ainda por uma estrutura metálica maior que as anteriores, mais alguns pântanos e na parte final uns obstáculos de palha.

Entreajuda dos atletas
Acabamos com 10km e aproximadamente 2h30m de prova.

De uma forma geral, gostei do evento. É diferente das corridas de estrada e dos trails, e obriga a trabalhar grupos musculares que são menos utilizados.

Quanto à organização, penso que tem muito para evoluir. Pela inscrição que teve o valor de 16€, recebemos uma t-shirt (alguem quer comprar t-shirts de corrida ???), uma medalha de esponja e água a meio e no fim. 

Não houve banhos, nem um "chuveirinho" para tirar a maior parte da lama.

Tratamento de beleza

Foi uma boa experiência, partilhada com excelentes companheiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário